terça-feira, 27 de outubro de 2009

tratos culturais da batata


Cultura da Batata
A batata é uma cultura anual, de clima temperado, evitando regiões ou épocas com altas temperaturas noturnas. O produto consumido são os tubérculos grande concentração de reserva. O espaçamento mais recomendado é o de 20 cm para tubérculos menores de 28 mm e 40 cm para os maiores de 50 mm, entre linha é de 75 a 80 cm.
A semeadura é feita diretamente no local definitivo, após 20-35 dias faz a amontoa. Ciclo superior a 120 dias. Utiliza-se de 40 a 60 caixas de 30 kg de batata-semente

Calagem e Adubação
A calagem deve ser realizada 30 dias antes do plantio, se necessário. No plantio deve-se colocar 60 kg/ha de nitrogênio, 200 kg/ha de fósforo, 150 kg/ha de potássio. Deve-se fazer adubação de cobertura alguns dias após a germinação, aplicando 80 kg/ha de nitrogênio e 2 kg/ ha de Boro. A aplicação deve ser parcelada.


Pragas que atacam a batata
As principais pragas que atacam a batata são: moscas-minadora, lagarta, cochonilha e vaquinha. Utilizar os seguintes produtos para controle: cartap, carbofuran, etc.

Doenças que atacam a batata
As principais doenças que atacam a batata são: Erwinia, virose, murcha e olho preto. Os produtos usados para controle: captan, mancozeb, ziram, etc.

Colheita
A colheita incia-se 3 a 4 meses após o plantio, ou 10 a 15 dias após a seca das ramas. A batata produz em média 22 a 35 toneladas por hectare.

Dicas
• O consumidor tem preferência a tubérculos de película lisa, e polpa amarelada.
• Faça a rotação com gramíneas, adubos verdes, pastos ou capineiras.
• Época de plantio: seca (Janeiro/Março), Inverno (Abril/Julho), das águas (Agosto/Dezembro).
• Cuidado na aplicação de água: água em excesso pode matar a planta, mas na falta à planta não se desenvolve bem.
• Amontoa: trato cultural. Faz-se aterramento das fileiras, coloca-se terra em fileira numa altura de 25-30 cm.
• Tratos culturais com capinas e herbicidas.

• Os pontos básicos para o sucesso da cultura são: a escolha e preparo do solo; utilizar de batata-semente sadia e no estádio fisiológico ideal; adubação equilibrada; controle de pragas e doenças e perfeito fornecimento de água.

Um comentário:

  1. é um conteúdo muito interessante
    parabéns para quem postou isso...

    ResponderExcluir